Desenvolvimento sobre o github

De Dados Abertos
Ir para: navegação, pesquisa

Git

O git é um gestor distribuído de versões. É particularmente útil para trabalhar em equipa e em modo offline.

Sendo um gestor de versões, dá-nos garantias de termos acesso a todas as alterações que fizemos ao código ao longo do tempo. Permite-nos sempre que necessário reverter alterações que não correram bem.

Cada programador mantém uma cópia de todo o repositório.

Cada programador começa por fazer alterações no seu repositório. Sempre que essas alterações resultam em novas funcionalidades, correções de bugs, etc, as mesmas podem ser espalhadas pelos repositórios dos outros colaboradores.

Github

Github.png

O github é uma plataforma que permite o alojamento de repositórios git e muitas outras funcionalidades relacionadas com o desenvolvimento de software.

Se ainda não o fez, crie uma conta no github.

Criar uma cópia do projeto OpenTripPlanner

Depois de se autenticar no github, navegue até ao repositório do OpenTripPlanner.

Repare que já existem uma centenas de outros utilizadores que já fizeram Fork deste projeto. Carregue em Fork. Aguarde uns momentos até que seja criada uma cópia integral de todo o repositório na sua área.

Na sua área, passa a ter um novo repositório, cópia do OpenTripPlanner, mas distinto daquele. Por isso, pode fazer as alterações que entender na sua cópia, sem prejuízo algum para o repositório que copiou. Por outras palavras, passam a ser repositórios distintos, cada um com vida própria. O natural, contudo, é manter os repositórios mais ou menos sincronizados ao longo do tempo.